Como surgiram os rótulos? Conheça a história e evolução do produto

Desde o início dos processos de industrialização, já se via alguns produtos de poucas marcas sendo comercializados, dessa forma, eles já eram conhecidos e não havia necessidade de identificação. Mas conforme os anos passaram, possibilitou-se o surgimento de novos produtos e fabricantes, e o mercado também se tornou mais competitivo, surgindo assim a necessidade de identificá-los com a marca do fabricante e o tipo de produto. Estes foram então considerados os primeiros rótulos, entre os séculos XVIII e XIX.

Logo após o acréscimo destas primeiras informações aos produtos, alguns órgãos reguladores passaram a exigir também informações necessárias e de interesse do público, como composição ou tabela nutricional no caso de alimentos. Isto para que houvesse uma maior responsabilidade social por parte dos fabricantes com os consumidores.

Mas o desenvolvimento dos rótulos não parou nas informações acrescentadas e identificação da marca. Com o passar do tempo as marcas perceberam que quem possuía rótulos mais bonitos e agradáveis aos olhos dos consumidores obtinha melhores vendas. Foi a partir deste momento que começou a existir a preocupação com a identidade visual dos rótulos, aumentando a disputa entre as marcas, que ainda deveriam seguir as regras da ANVISA, mas agora com maior preocupação estética, com o intuito de melhorar as vendas e impactar os consumidores.

Toda a decisão de compra do consumidor passa por uma série de condições que farão ele efetivar a compra ou não, e entre elas está a escolha sensorial. Ela é a responsável por fazer com que o consumidor se identifique com a identidade visual de um determinado produto, afetando muito a decisão de compra. Logicamente, os rótulos também são os grandes responsáveis por carregar esta identidade juntamente com a embalagem, por isso a importância de um rótulo muito bem produzido.

Papel, material filme ou materiais especiais. Estas são algumas das muitas opções disponíveis para a elaboração de um rótulo. Todas estas tecnologias surgiram como mais um avanço na confecção de rótulos para que problemas como o contato da embalagem com a água ou com baixas temperaturas não o destruam ou alterem.

É muito importante pensar sobre qual tipo e formato de rótulo será mais adequado ao seu produto, pois isso permitirá que sua marca se comunique da maneira mais atrativa possível, evitando também possíveis problemas causados pelo transporte, armazenamento, entre outros fatores.

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