Dicas para criar um rótulo agradável, harmônico e assertivo

Utilizar algumas técnicas visuais torna qualquer tipo de material gráfico mais harmônico e agradável, prendendo assim a atenção de quem o estiver observando. A aplicação de alguns conceitos e métodos da construção de peças publicitárias podem fazer com que inclusive o seu rótulo se torne muito mais atrativo. Portanto seguem algumas dicas a se considerar no momento de desenvolver o rótulo adequado para o seu produto:

Evite exageros: Em um mundo repleto de anúncios e propagandas exageradamente cheios de informação, é uma estratégia inteligente saber definir o que realmente é importante e deve ser colocado no seu rótulo. Foi-se o tempo em que contar todos os 350 benefícios do seu produto era algo realmente atraente ao consumidor, isto pois existem outras milhares de marcas prometendo as mesmas coisas. Estamos na era do 'Menos é mais', o que significa que o desafio agora passou a ser a transmissão de algo a mais, de uma mensagem realmente forte mas livre de promessas comuns, a transmissão de valores em poucas palavras e elementos. Portanto saiba definir a verdadeira essência do seu produto, e transmita isso de forma clara e direta ao invés de entulhar seu rótulo com informações de pouca relevância. É importante se lembrar que o fato de o seu produto cumprir a função para a qual foi designado não é mais um diferencial, e sim uma obrigação. 

Distribuição: Você já percebeu que existem algumas peças gráficas ou anúncios que te deixam com vontade de ler e curioso para saber o que eles dizem? E já percebeu que isso ocorre também pelo modo como os elementos e partes do texto se encontram distribuídos nesta peça? O mesmo acontece com os rótulos. Apenas a preocupação em transmitir uma mensagem não é capaz de fazer com que alguém se sinta atraído ou goste do fluxo de leitura daquela informação. A distribuição dos elementos no seu rótulo também precisa ser pensada para que os gatilhos mentais em nosso cérebro sejam utilizados a seu favor. Se estamos acostumados a ler da esquerda para a direita, de cima para baixo e do maior para o menor, naturalmente está será a ordem que nosso cérebro irá adotar ao ler um rótulo. E esta pode ser uma chance de brincar com estes elementos ou de capturar o consumidor de forma consistente e sem que ele perceba. 

Cores: As cores são o elemento fundamental em qualquer material produzido. Se alguns anos atrás elas não eram consideradas tão importantes assim, atualmente utilizá-las sem pensar em qual o seu significado ou mensagem a ser transmitida pode dificultar o entendimento. Pense em consultórios odontológicos por exemplo. Eles de modo geral utilizam as mesmas cores, e não seria coerente alterar isto sem um bom argumento apresentado de forma bem clara. As cores utilizadas nestes consultórios possuem relação à saúde, cuidado, e são pensadas para transmitir calma e relaxamento, afinal de contas, muitas pessoas dizem ter medo de dentistas. Pensar nas cores como um complemento da mensagem que deseja transmitir é imprescindível. A compreensão dos significados e dos efeitos que a cores possuem em nosso cérebro é um dos muitos pontos capazes de criar uma comunicação assertiva, e você pode conferir mais informações sobre isso em nosso outro artigo exclusivo sobre cores: https://www.usualetiquetas.com.br/artigo/como-escolher-a-melhor-cor-para-chamar-a-atencao-do-seu-consumidor

Coerência: Para trazer a sensação agradável que tanto deseja ao desenvolver o seu rótulo é indispensável o acompanhamento de todos os elementos que o compõe. O seu rótulo não fará sentido se possuir uma fonte incrível, um design maravilhoso e um formato inovador mas nada disso se conversar, se não houver coerência. É importante assumir um mesmo estilo, uma mesma identidade visual em todas as partes, para que a mensagem transmitida seja única, e construa um mesmo padrão de comunicação. 

Explore as possibilidades: Utilize todas as possibilidades de formato, materiais e aplicações disponíveis para brincar também com a parte gráfica ou redação do seu rótulo. Você pode utilizar, por exemplo, duas mensagens diferentes se o material do seu rótulo possuir a reação térmica de revelar mensagens alternadas se estiver em contato com diferentes temperaturas, ou ainda utilizar o formato do rótulo como complemento para um design estrategicamente pensado.

Lembre-se que as possibilidades são várias, então não perca a oportunidade de ousar e colocar o seu produto em um conceito diferenciado de seus demais concorrentes. Esteja atento a mais novidades em nosso blog.

Compartilhar:

Procurando rótulos e etiquetas autoadesivas com excelente qualidade entregues onde sua empresa estiver?

Receba nossa newsletter