O que você não pode esquecer de observar sobre um rótulo?

Quais fatores devemos levar em consideração ao pensar em um rótulo? Saiba mais:

Nome do produto

Algumas vezes já deve ter acontecido de você ir ao supermercado e comprar algum produto imaginando ser algo mas se tratar de outra coisa. Ao comprar um néctar de frutas por exemplo, é importante saber que não estará bebendo um suco, pois eles possuem propriedades diferentes, com quantidades diferentes de componentes e que o resultado final será outro. Por isso a importância de se identificar de maneira correta o nome do seu produto no momento da confecção do rótulo. Bebidas Lácteas não são iogurtes, mistura láctea condensada de soro de leite não é leite condensado e por aí vai. Saber identificar bem seu produto pode ser primordial para que o consumidor não se sinta insatisfeito ao comprar um produto diferente do que esperava.

Quantidade e ordem dos  ingredientes

A composição e ingredientes de um determinado produto fazem parte das informações essenciais em qualquer rótulo, mas o que pode parecer ser transparente com o público consumidor pode se tratar de uma armadilha. O excesso de ingredientes informados pode indicar que o alimento é ultraprocessado, ou seja, mais prejudicial à saúde. Nestes casos o cliente que estiver mais atento vai evitar o consumo e optar por uma marca que seja mais natural. A ordem em que os ingrediente são apresentados também é muito importante, pois o primeiro ingrediente na lista deve ser o que compõe majoritariamente o produto.

Tabela Nutricional

A tabela nutricional é onde se encontram diversas informações relevantes para o público consumidor, afinal de contas, os níveis de gorduras, açúcares, sódio, entre outras informações são de extrema importância para aqueles que prezam pelo controle da sua alimentação, seja por cuidado diário com a saúde ou restrição alimentar, por isso ela não pode deixar de estar presente com informações detalhadas de itens como gorduras totais, gorduras saturadas e gorduras trans, todas de forma legível e de fácil entendimento, incluindo a presença de alimentos comumente alérgicos, como leite, amendoim, castanhas e outros. 

Novos modelos

Novos modelos de rótulos que deixem mais claros os riscos de ingestão de determinados alimentos também são a aposta em alguns países que pretendem deixar os consumidores cada vez mais conscientes dos produtos que consomem, evitando assim acidentes e auxiliando no controle de níveis de açúcares, gorduras, sódio e calorias. Estas ações visam melhorar a qualidade de vida e incentivar a população de forma saudável, portanto, se você possui um produto e deseja demonstrar de maneira ainda mais efetiva a responsabilidade social assumida, sinalizar todas estas informações de forma clara e visível no rótulo pode significar um grande diferencial.

Modo e indicações de uso

Se o seu produto não é do setor alimentício ou algo de consumo cotidiano do consumidor, possivelmente ele possuirá um modo de uso específico, mas você sabe porquê é tão importante comunicá-lo em seu rótulo? De modo geral todo produto é criado para atender a um objetivo específico, e funciona de acordo com um mecanismo ou modo de uso, caso esta forma de utilizá-lo não seja comunicada, o público poderá utilizá-lo de maneira incorreta, ou para funções às quais ele não atenderá e isto pode repercutir em uma imagem negativa da marca. Se um consumidor utilizou um produto para materiais plásticos em um objeto metálico, o efeito que ele deseja não ocorrerá, e ele dirá que seu produto é ruim. Da mesma forma se ao manusear algum equipamento houver algum tipo de força aplicada no local inadequado, a marca é que será mal falada. 

Se comunicar de maneira clara e eficaz através do rótulo é fundamental, por este motivo esteja atento a todas as informações necessárias para tornar o seu rótulo muito mais eficiente para todos os consumidores. Esteja atento às novidades em nosso blog para saber mais sobre como otimizar seus produtos.

Compartilhar:

Procurando rótulos e etiquetas autoadesivas com excelente qualidade entregues onde sua empresa estiver?